Projeto TJ
Notícias da Igreja
 
14.Nov - Hoje é dia de são José Pignatelli, restaurador dos jesuítas
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Hoje é dia de são José Pignatelli, restaurador dos jesuítas

Entrou para a Companhia de Jesus e se dedicou inicialmente à catequese de crianças e presos. Em 1767, quando os jesuítas foram expulsos da Espanha e de seus territórios por ordem do rei Carlos III, foi oferecida ao padre José Pignatelli e seu irmão – também jesuíta – autorização para permanecer em território espanhol com a condição de que renunciem à Ordem.


 


Os irmãos não aceitaram a proposta e preferiram o exílio, por isso foram expulsos para a ilha de Córsega.


 


Eles permaneceram lá por um tempo, até que as forças militares francesas invadiram a ilha e ambos foram novamente exilados. Em 1773, o papa Clemente XIV, sob pressão da coroa espanhola e seus aliados europeus, emitiu um decreto suprimindo a Companhia de Jesus.


 


Como consequência, cerca de 23 mil jesuítas foram obrigados a deixar seus respectivos conventos e mosteiros. São José Pignatelli, junto com seus companheiros, cumpriram a ordem pontifícia e viveram na clandestinidade nos 20 anos seguintes.


 


Depois, o santo, com a permissão do papa Pio VI, juntou-se aos jesuítas na Rússia e com a ajuda deles começou a reorganizar a Companhia na Itália. O seu principal empenho era dirigido às novas vocações, que enviava à Rússia para a sua formação e preparação.


 


Quando chegou a hora, o superior provincial jesuíta na Rússia o nomeou provincial na Itália, com a aprovação do papa Pio VII. Assim, a comunidade começou a renascer, ainda que lentamente e em segredo. O santo rezou e trabalhou incansavelmente para que a Companhia de Jesus se fortalecesse.


 


Em 1804, seus esforços deram frutos: o reino de Nápoles aceitou o retorno dos jesuítas expulsos.


 


Pouco tempo depois, com a generosa ajuda de muitas famílias europeias, Pignatelli conseguiu reabrir vários conventos jesuítas em Roma, Palermo, Orvieto e Sardenha. Em 15 de novembro de 1811, antes que a Companhia de Jesus pudesse ser restabelecida, o padre José morreu.


 


Em 7 de agosto de 1814, o papa Pio XI decretou a restituição da Companhia de Jesus em todo o mundo.


 


 


 


Fonte: acidigital


Fotógrafo: Reprodução de imagem de ACI Digital.


Indique a um amigo
 
 

Contato

   projetotj@projetotj.net